889503015669483

Quiropraxia

O que é Quiropraxia?

A Quiropraxia (Quiro= mãos, Praxis= prática) é uma ciência americana que se baseia no diagnóstico e cuidado de desequilíbrios posturais e lesões músculo esqueléticas através de ajustes específicos.

O que faz o Quiropraxista?

O Fisioterapeuta Quiropraxista faz uma análise e avaliação biomecânica dos pacientes.

Avalia exames de imagem e executa testes físicos, se forem detectados desequilíbrios, o profissional faz correções na mecânica do corpo de maneira geral.

Através de alavancas de movimento e manipulações o profissional realinha na medida do possível a coluna vertebral, quadris joelhos e demais estruturas que necessitem de ajustes.

A Quiropraxia pode cuidar de quais problemas?

São muitos problemas que podem ser cuidados com Quiropraxia, dentre elas temos:

  • Lombalgia;
  • Cefaleia tensional;
  • Enxaquecas;
  • Hérnia de disco;
  • Dores do nervo ciático;
  • Desequilíbrios do sistema nervoso.

A Quiropraxia estala a coluna?

Em algumas técnicas sim, através de correções respeitando vetores de força e movimentos articulares promove estalos nas articulações que são rupturas do gás CO2 (dióxido de carbono), este é produzido na metabolização normal do ácido hialurônico que é o líquido que lubrifica e nutre as articulações. Há utilização também de instrumentos com graduações de força, através da técnica Quiropraxia Instrumental (sem estalos).

A Quiropraxia dói?

Não, a Quiropraxia é indolor, durante as manipulações o paciente poderá sentir leve desconforto que pode se prolongar por até 48 horas, devido a encurtamentos musculares e/ou ligamentares.

A Quiropraxia oferece riscos a saúde?

Se feita por profissionais desqualificados ou que não entendem de forma clara anatomia, biomecânica, também fisiopatologia, a Quiropraxia pode ser muito perigosa.

Quando aplicada por profissionais qualificados, a Quiropraxia é segura. Oferece tanto risco a saúde quanto a punção de uma vacina no braço (cerca 0,05 %) de gerar problemas futuros, apontam estudos americanos.

É perigoso estalar o pescoço?

Não se deve estalar o pescoço várias vezes ao dia, isso pode gerar artrose, movimentos abruptos cervicais podem gerar lesão de vasos sanguíneos cervicais, levando a danos permanentes.

A fisioterapeuta executa um movimento com precisão, velocidade força e vetor de correção buscando um ajuste perfeito da articulação, oferecendo o mínimo de riscos e máximo resultado.

A profissional poderá fazer testes específicos para identificar possíveis riscos ou contraindicações de manipulação do pescoço.

Quem pode aplicar Quiropraxia no Brasil?

Os Fisioterapeutas são os profissionais mais capacitados na aplicação da técnica. Após suas formações acadêmicas podem fazer formações e especialização em Quiropraxia.

Existem duas faculdades com cursos superiores em Quiropraxia no Brasil, esses profissionais também têm liberação legal para trabalhar com Quiropraxia.

Qual a diferença entre Osteopatia e Quiropraxia?

As duas ciências vislumbram ajustes de articulações com ênfase na coluna vertebral.

A Osteopatia contempla também conhecimento sobre órgãos, vísceras e fáscias musculares.

Podemos agrupar os princípios filosóficos da Quiropraxia – que são em 33 premissas no total - resumidamente em duas filosofias básicas:

  1.  O corpo busca naturalmente o equilíbrio adequado entre todos os seus sistemas, que devem funcionar juntos. É a busca da homeostase, ou a capacidade do organismo de manter o meio interno em equilíbrio apesar das alterações do meio.
  2.  A estrutura adequada é necessária para o funcionamento adequado. Se uma estrutura for prejudicada por lesão ou estresse, sua função pode ser afetada negativamente.

Por exemplo, quando as vértebras da coluna não estão posicionadas corretamente, pode ocorrer uma irritação dos nervos que saem da coluna. E quando os nervos espinhais estão irritados, eles não funcionam normalmente e podem afetar a função dos tecidos e órgãos com os quais interagem. Este efeito de "órgão-alvo" é o objetivo principal no tratamento quiroprático, ao procurar trazer alívio para esse ponto desconfortável, bem como cuidar do ponto de irritação.

Isso vem de encontro a outra premissa filosófica da quiropraxia, que traz o conceito da Inteligência inata, em que a ideia é de que o corpo tem uma capacidade inata de autorregular e manter a saúde. D.D. Palmer, o fundador da quiropraxia, afirmava que a inteligência inata fluía pelo sistema nervoso do corpo, o que influencia todos os outros sistemas do corpo. 

Ele acreditava que o fluxo da inteligência inata através do sistema nervoso poderia ser prejudicado por distorções na coluna vertebral, então a premissa original da quiropraxia era alinhar a coluna vertebral para garantir o funcionamento adequado dos nervos espinhais. Com isso, pode-se restabelecer a comunicação entre o cérebro e o sistema nervoso central, permitindo que as funções dos órgãos do corpo sejam restabelecidas e trazer assim bem-estar geral.

Em nossa opinião a Quiropraxia oferece resultados mais rápidos, práticos e objetivos, focando em ajustes perfeitos das articulações através de manobras de pequena amplitude e grande velocidade.

Quanto custa a Quiropraxia?

O preço da Quiropraxia depende de cada caso. O que podemos dizer é que o preço em 90% dos casos ainda é mais barato do que métodos convencionais e cirúrgicos. A pergunta sobre o preço da quiropraxia para o seu caso específico, pode ser respondida pelo nosso WhatsApp (64) 99979-8896.